MARKETING

A sustentabilidade…”aos nossos pés”!

E porque a sustentabilidade também deverá estar nos nossos pés, vejamos os esforços que marcas de renome internacional de calçado desportivo estão a desenvolver:

Nike

A Nike lançou uma linha de ténis que visa a menor utilização de couro e de adesivo químico na produção dos seus ténis. A tecnologia utilizada é a de produção com a técnica de termo-moldagem, onde não existem quaisquer costuras e colagens no calçado.

Esta linha está disponível apenas para os modelos: Air Force 1, Dunk, Air Max 90 onde a marca utiliza uma forma de compressão a vácuo para criar um único corpo com o objectivo de ser durável e resistente à água.

O resultado surpreendente é quase escultural na aparência, mantendo os detalhes clássicos Nike, fazendo deste um artigo digno de coleccionador. Não existirão muitos modelos coloridos (estilo anos 80), pois esta tecnologia não tem muitas opções de cores diversas pois essa injecção é de apenas uma cor. A tecnologia a vácuo tem a promessa de reduzir não só o consumo de matéria-prima, mas também a carga química utilizada na confecção dos calçados.

Puma

Tendo em conta que se tratam de uns ténis idealizados e confeccionados originalmente a partir de 1968, os ténis Puma são um clássico que é produzido até aos dias de hoje. Porém o clássico que utilizava matéria-prima nobre, agora parte da sua matéria-prima é composta por casca de arroz, borracha e papelão reciclados na produção deste ícone da moda.

A versão renovada dos ténis Puma inclui 100% de materiais reciclados e uma sola de que possui alguns componentes orgânicos, pois a casca de arroz serve para fazer composição com a borracha e fazer volume, reduzindo a quantidade de borracha nova que seria utilizada caso fosse produzir os ténis a partir de novas matérias-primas. Em comparação com materiais virgens, os Puma são superiores e de acordo com a empresa a redução nas emissões carbono chega a ser de 80%.

Vans

Quando se trata de fabricar ténis de qualidade principalmente para skaters a Vans faz um bom trabalho, pois os ténis feitos para se andar de skate têm que ser resistentes, e para fabricar  ténis com todas essas qualidades às vezes a sustentabilidade fica em terceiro lugar.

O último lançamento da VANS são uns ténis concebidos para caminhar, mas orientado para os surfistas. O tecido é feito de Cânhamo ou PET reciclada e utiliza tinta à base de água que não agride o meio ambiente, tornando os passeios de fim de semana mais sustentáveis.

Fica então lançado o desafio para uma caminhada literalmente mais sustentável!

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply