IMPRENSA MARKETING

Competências de Marketing Digital: o que procura o mercado? | HUMAN RESOURCES

Entrevista dada à revista “Human Resources” sobre as competências que deve ter um profissional de Marketing Digital.

Qual o perfil tipo de um profissional de Marketing Digital? Quais as suas características essenciais?
As empresas nas mais variadas áreas irão necessitar de mais digital skills e tal inclui não só digital know-how como também capacidade de gestão, criatividade, capacidade empreendedora e complex problem solving. Para além de formação na área de Marketing é necessário também existir apetência tecnológica e gosto genuíno pela Tecnologia.
Tal implica um investimento em formação, dado o ritmo acelerado das inovações nesta área contínua, que está em constante update, com as plataformas a introduzirem novidades a um ritmo acelerado, o que inclui novos formatos, especificações, etc. Por fim, os profissionais da era digital são profissionais globais, na medida em que as novas formas de trabalho – remoto, bring your own device, co-working – exigem flexibilidade e são processos colaborativos à escala global, que envolvem várias culturas e contextos diversificados.

De que forma se diferencia de um profissional de marketing, digamos “tradicional”?
Na realidade, falar desta dicotomia não faz sentido aos olhos de hoje. Os profissionais de marketing deverão procurar criar uma estratégia integrada e criar sinergias entre os meios tradicionais e os digitais.

Então, o que veio o digital trazer ao Marketing?
Veio trazer maior capacidade de segmentação, a possibilidade de ampliação do alcance das campanhas – escalabilidade – e o tracking, isto é, toda a componente analítica de performance de campanhas que, associadas a uma estratégia de marketing intelligence, podem traduzir-se em lead generation.

Quais as competências mais valorizadas pelo mercado no âmbito do Marketing Digital?
De acordo com a consultora Michael Page para esta área, as competências que os empregadores mais valorizam na área digital são diversas: conhecimento técnico profundo em matéria de desenho e implementação de uma estratégia digital eficaz, conhecimentos sólidos em diversas áreas, nomeadamente Google Adwords, Google Analytics, Performance, SEO, SEM,Analytics, Social Media, Content Management, Online Advertising, Usabilidade, entre outras. Associada a esta vertente técnica, algumas soft skills são um must have, como a excelente capacidade de comunicar, de forma escrita e oral, a criatividade e inovação, o empreendedorismo, a orientação para resultados, a capacidade analítica e a visão estratégica.

VER ARTIGO

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply