MARKETING

Instagram Vs SnapChat | IMAGENS DE MARCA

Instagram Vs Snapchat

Existe uma autêntica batalha entre o Instagram e o SnapChat na conquista das gerações mais jovens, apelidadas de Y e Z. A competitividade acentuou-se com o lançamento do InstaStories, funcionalidade do Instagram muito inspirada nas funcionalidades do Snapchat.

Há uns anos o Facebook (que é também o “dono” do Instagram) tentou comprar o Snapchat que não se vendeu. Esta rede na altura era a que mais crescia no segmento mais jovem.

Por seu turno, a aquisição do Instagram pelo Facebook trouxe consigo a massificação da rede e a necessidade de adaptação à nova realidade: uma base de seguidores mais jovem e a “monetização” da plataforma. Esta aposta traduziu-se no desenvolvimento de funcionalidades populares junto dos jovens (como é o caso de vídeos, filtros, efeitos, etc). O resultado está à vista.

O Instagram é neste momento a rede social que mais cresce, sobretudo junto dos Millennials e no mundo conta já com mais de 700 milhões de utilizadores. O Snapchat tem vindo a tentar diferenciar-se com o lançamento de algumas novidades como os óculos Spectacles, que permitem captura de vídeo para publicação direta no Snapchat. Contudo, a popularidade do Snapchat tem vindo a diminuir o que tem tido reflexos também no número de downloadas da aplicação e na desvalorização das ações em bolsa.

 

Instagram Vs. SnapChat – Dados

Instagram: 700 milhões utilizadores mensais ativos. Duplicou em dois anos o número de utilizadores, impulsionado pelo lançamento do Stories.

SnapChat: 161 milhõesutilizadores ativos ativos (Dezembro 2016). O número global de utilizadores ativos diários baixaram 6% yoy (year on year)  de acordo com a Apptopia. Os países em que a app tem crescido são o Vietname, Bélgica e Japão e onde tem registado declínio é na Noruega, Tailândia e Singapura.

Curiosidade: O Instagram tornou público que mais de 250 milhões pessoas utilizam o Stories todos os dias, o que é mais do que a base de utilizadores atuais do SnapChat que é cerca de 161 milhões, segundo os últimos dados oficias reportados pela empresa.

 

Downloads das Aplicações

Segundo a empresa SensorTower, uma empresa que faz o tracking de popularidade de mobile apps, apresenta dados que indicam que os downloads do Snap diminuiram cerca de 22% nos últimos dois meses. Os downloads em iOS foram ainda piores com um declínio de mais de 40% no mesmo período.

Em comparação, os downloads do Instagram registam um crescimento yoy o que coloca desafios ao Snap sobre a sua capacidade de atrair e reter novos utilizadores.

 

Ações em bolsa

As ações do Snap quando foi colocado em bolsa era de $27 dando à empresa um valor de Mercado de $18 mil milhões. Mas os valores das ações têm vindo a decrescer significativamente para valores a rondar os $17. No caso do Instagram, está marcada uma conferência de imprensa para dia 26 de julho às 14h de Portugal em que a empresa irá reportar contas.

 

Concluíndo, na minha opinião é um facto que o Instagram está a compromenter o crescimento do Snap e, face aos números apresentados, é natural que esteja a levar consigo parte dos anunciantes. Contudo, os dados disponíveis não nos permitem fazer futurologia e dizer que os utilizadores de repente vão deixar de usar o Snap e passar a a usar Instagram, até porque é difícil dizer exatamente quantas pessoas deixaram de utilizar o Snap para usar especificamente o Stories. Além de que na perspectiva dos anunciantes ainda existe muita falta de dados analíticos por parte do Instagram, inclusivé em relação à utilização do Stories e até a análise por tipo de indústria.

 

Publicado no Imagens de Marca em Julho 2017.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply